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sábado, 27 de novembro de 2010

Como e para quê utilizar a MBI??? COMPORTAMENTO ANIMAL

Este quadro traz o exemplo de um artigo onde se utilizou a Modelagem Baseada em Indivíduos para resolver uma questão...

Daniel van der Post e Paulien Hogeweg utilizam um modelo baseado em indivíduos para simular uma população de primatas cujos indivíduos componentes aprendem o que comer em um ambiente com diferentes itens alimentares e que sofre alterações ao longo do tempo.  No modelo, os indivíduos tomam decisões de acordo com regras de comportamento simples, utilizando as informações ecológicas e sociais locais e o estado interno individual. O comportamento de forrageamento e a aprendizagem não são estratégias fixas, portanto dependem das oportunidades ecológicas locais e sociais que surgem e que os indivíduos observam no ambiente onde estão situados. Os autores estudaram as implicações desses pressupostos para fenômenos culturais expressos pelos indivíduos à medida que eles respondem às mudanças ambientais, através de adaptações aprendidas a curto prazo, e suas consequências para a diferenciação cultural da dieta entre grupos distintos a longo prazo. Neste contexto, foram estudados dois níveis de influência social sobre a aprendizagem: (1) influências sociais espontâneas e (2) cópias; onde a aprendizagem social espontânea é a base do comportamento em grupos cuja aprendizagem ocorre por tentativa e erro, e as copias emergem em grupos cujos indivíduos podem observar diretamente as escolhas de outros indivíduos. Em ambos os grupos, com e sem a cópia, a herança cultural pode ocorrer. Observou-se, dentre outros aspectos, que quando os grupos habitavam o mesmo ambiente e a competição causava a depleção local dos recursos, ocorriam novas adaptações a dieta, o que aumenta a divergência entre os grupos. Embora essa divergência seja maior quando os indivíduos copiam uns aos outros, por causa da maior integração de informações dentro de cada grupo, descobriu-se neste modelo que copiar leva à integração de informações entre grupos quando há migração. Isto reduz a diferenciação cultural, mas pode aumentar a adaptação às alterações ambientais. Os resultados encontrados mostram que a aprendizagem social explícita (cópia) aumenta a taxa de adaptação a ambientes em mudança e melhora a herança cultural, quando comparada as influências sociais espontâneas na aprendizagem. 

Resumido por: Laíse Ribeiro.


VAN DER POST, D. J. & HOGEWEG, P., 2009. Cultural inheritance and diversification of diet in variable environments. Animal Behaviour, 78: 155–166.

Clique aqui para baixar o artigo na íntegra: Cultural inheritance and diversification of diet.pdf

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