Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O QUE SÃO MODELOS?


Toda a teoria do curso dos conhecimentos na natureza se baseia, necessariamente, nalgum processo de simplificação e é até certo ponto, portanto, um conto de fadas.                         Sir Napier Shaw




Tendo em vista a complexidade dos objetos de estudo nas ciências (físicos, fisiológicos, ecológicos, etc.), considerar e trabalhar com todas as características do sistema em questão faz-se normalmente insustentável. É aí que entram os modelos.

Um modelo é uma representação abstrata, ou física imperfeita da estrutura e funcionamento dum sistema qualquer. Com essa imitação da realidade podemos orientar um estudo qualquer, ou mais comumente prever o comportamento do sistema em estudo.

Todos os modelos têm como metas, ou propriedades três características: realismo, precisão e generalização. Segundo Carl J. Walters realismo é o quanto do conceito, da estrutura, ou função o modelo carrega/representa do sistema real. A precisão é a capacidade de predizer alterações e simular dados/características em que se baseia. E a generalidade é a amplitude de aplicação do modelo.

Em certo ponto o realismo (delimitado pela precisão) é inversamente proporcional ao grau de generalidade que o modelo possui. Ou seja, aumentar o grau de precisão dum modelo qualquer implica diretamente numa redução do campo de aplicação do modelo.

Por:
Francisco Gomes e Lucas Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário